01.09.2020

Antes e depois da fluorose dentária: conheça todas as opções de tratamento para remover as manchas brancas dos dentes

Se você tem fluorose, fique sabendo que as manchas brancas e amareladas têm solução! Conheça as opções de tratamento para esse problema Se você tem fluorose, fique sabendo que as manchas brancas e amareladas têm solução! Conheça as opções de tratamento para esse problema
Se você tem fluorose, fique sabendo que as manchas brancas e amareladas têm solução! Conheça as opções de tratamento para esse problema

Manchas nos dentes são características que causam bastante incômodo. Além de ser um problema estético, dependendo da coloração e das causas, essas marcas podem significar alguma doença bucal, como a fluorose dentária. Você já ouviu falar nessa complicação? Para entender melhor sobre essas pigmentações nos dentes,  entrevistamos a odontologista Uila Ramos que explicou os tratamentos da fluorose e como o seu sorriso pode ficar após os procedimentos. Dá só uma olhada!

O que é a fluorose dentária e como surge?

A fluorose dentária é um defeito que acontece na estrutura do esmalte do dente causado pela ingestão excessiva e prolongada de flúor durante a formação dos primeiros dentinhos, também sendo mais comum na dentição permanente. "Manifesta-se clinicamente como um tecido dental opaco, com áreas de pigmentação branca, amarela ou marrom escura, podendo apresentar uma superfície friável", detalhou a dentista.

Embora pareça inofensiva, a fluorose pode se tornar grave. De acordo com Uila, a piora do quadro vai depender da quantidade de flúor ingerida, do tempo em que o paciente está ingerindo e do estágio de formação dentária, sendo mais crítica durante o segundo e terceiro anos de vida. "No período da maturação do esmalte dos dentes permanentes, a fluorose dentária acontece devido à interferência no processo de mineralização dessa camada, resultando em uma hipomineralização do tecido dental, promovendo porosidade e grandes chances de fratura da estrutura".

Tratamentos para remover as manchas de fluorose dos dentes

Embora as manchas incomodem bastante, fique sabendo o que comprometimento estético da fluorose tem tratamento! Uila conta que as abordagens variam de acordo com a severidade dos defeitos causados ao esmalte dental. "A microabrasão dentária é indicada nos casos de lesões leves, mais superficiais e consiste em promover uma abrasão mais leve da pigmentação, removendo as manchas através do uso de pastas, ácidos e discos abrasivos", explicou.

Dependendo da coloração e extensão das pigmentações, é possível combinar a microabrasão com a técnica de clareamento dentário no consultório. As lesões moderadas ou graves (quando há perda de estrutura do dente) podem ser tratadas por meio de procedimentos restauradores (facetas de resina composta ou laminados cerâmicos) ou por coroas cerâmicas (recompor perdas extensas).

Como prevenir a fluorose dentária

Em primeiro luga, é essencial educar os pais sobre o tipo de creme dental que pode ser utilizado para cada fase da vida do seu filho. "As crianças de 0 a 3 anos ainda não desenvolveram a capacidade de cuspir a pasta e há um alto risco de ingestão deste produto. Para evitar esse problema, a escovação deve ser feita pelos pais ou cuidadores com muita atenção", atenta a dentista. Para evitar a fluorose, a profissional recomenda escovar os dentes com um creme dental na concentração de 1000 ppm de flúor. Uila também indicou a quantidade correta do produto para as próximas idades:

- Até os 12 meses: meio grão de arroz cru duas vezes por dia;

- A partir dos 12 meses aos quatro anos: um grão de arroz cru duas vezes por dia;

- A partir dos quatro anos: um grão de ervilha duas vezes por dia.

Além disso, a odontologista também recomenda outros cuidados:

- Não deixar a pasta de dente ao alcance das crianças

- Levar o filho para a consulta odontológica a partir da erupção do primeiro dente de leite;

- Praticar uma boa alimentação.

Este artigo contou com a participação de:

Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal