Alimentos podem ajudar no clareamento dental?
Conheça os alimentos que são grandes aliados no tratamento para clarear os dentes
Conheça os alimentos que são grandes aliados no tratamento para clarear os dentes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alimentos podem ajudar no clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento que visa remover manchas dos dentes e reduzir o aspecto amarelado. Existem alimentos que podem auxiliar nesse processo?

25/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um sorriso claro e livre de manchas é o sonho de muitas pessoas. Por isso, algumas acabam recorrendo ao clareamento dental, um procedimento que busca reduzir o aspecto amarelado dos dentes e o escurecimento causado por pigmentos externos. A eficácia do tratamento, no entanto, está atrelada à alimentação do paciente, além, é claro, do paciente seguir todas as orientações do dentista ao longo do processo. Existem alimentos com propriedades que protegem o esmalte dentário e, consequentemente, previnem alterações na sua cor. Inclui-los na sua dieta é uma boa alternativa para manter os dentes brancos por muito mais tempo. 

Conversamos com a dentista Priscila Almeida que revelou quais alimentos ajudam a potencializar os resultados do clareamento dental e quais devem ser evitados. 

Frutas, brócolis e leite protegem o esmalte e contribuem para um sorriso mais branco

A dentista Priscila Almeida explica que certos alimentos possuem mecanismo de limpeza que podem ser grandes aliados no tratamento clareador. Segundo a profissional, eles são chamados de alimentos detergentes, pois removem resíduos e bactérias da superfície dos dentes. Além disso, eles aumentam a produção de saliva e diminuem a acidez da boca, principal responsável pela desmineralização do esmalte. “As frutas, como a maçã e a pera, que são fibrosas, ajudam na manutenção da higiene bucal e aumentam o fluxo salivar”, comenta. 

Em relação às verduras, a dentista cita o brócolis como um dos alimentos que mais fazem bem para os dentes. “O brócolis é fonte de ferro, cálcio e ajuda a criar uma barreira protetora contra alimentos e bebidas ácidas, que prejudicam o esmalte”, afirma. Quando o esmalte está enfraquecido, os dentes ficam mais amarelados e têm mais chances de absorver os pigmentos das comidas e bebidas que consumimos. 

A especialista ainda destaca os alimentos lácteos como benéficos para a saúde bucal. “Leite e derivados são ricos em cálcio e ajudam no fortalecimento dos dentes”. O nutriente atua na manutenção do esmalte dentário, recuperando minerais perdidos. 

Alimentos prolongam os resultados do clareamento dental, mas não possuem ação clareadora 

De acordo com a dentista, os alimentos citados ajudam a preservar o resultado do clareamento dental. Contudo, eles não são suficientes para clarear manchas e reduzir o tom amarelado sozinhos. “Apenas os alimentos não têm eficácia para clarear os dentes, mesmo os consumidos com frequência. Por isso, quem quiser dentes brancos precisa seguir os hábitos de higiene bucal e procurar um dentista para fazer um clareamento”, orienta a profissional. 

O clareamento dental pode ser realizado no consultório ou em casa. Em ambas as técnicas, é aplicada uma substância clareadora que quebra as moléculas pigmentadas, deixando a superfície do dente mais clara e sem manchas. A diferença é que a concentração do agente clareador no tratamento caseiro é menor. O clareamento feito no consultório ainda pode usar um laser ou luz de LED para potencializar os resultados. 

Alimentos pigmentados devem ser evitados durante tratamento para clarear os dentes 

Assim como existem os alimentos que ajudam no clareamento, também existe a lista dos que prejudicam o tratamento. É o caso das comidas e bebidas ácidas e com cores fortes. Segundo a Dra. Priscila, eles são contraindicados durante o uso do gel clareador, pois interferem negativamente no resultado final. “Alimentos com alta concentração de pigmentos ou com corantes em sua composição, como refrigerantes, iogurtes, bebidas alcoólicas coloridas, chá, café, vinho, suco, molhos escuros, legumes e verduras verdes”, completa a dentista. 

*Dra. Priscila Almeida é dentista da clínica Odontologia Almeida. CRO-SP 143226
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias