19.03.2021

Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as bolinhas?

A afta na gengiva perto do dente pode ser causada por diversos fatores, incluindo estresse e falta de nutrientes e vitaminas. Saiba como tratar o quadro!
A afta na gengiva perto do dente pode ser causada por diversos fatores, incluindo estresse e falta de nutrientes e vitaminas. Saiba como tratar o quadro!

A afta na gengiva é um problema bucal mais comum do que se imagina e que pode causar muitos incômodos aos pacientes. Apesar de ser uma doença que costuma atingir partes mais “escondidas” do tecido gengival, o quadro também pode surgir em outras regiões da cavidade bucal, incluindo as mais próximas ao dente. Nesse caso, a afta na gengiva perto do dente pode resultar em lesões esbranquiçadas, ardência e até mesmo gengiva inchada. Para entender melhor, o Sorrisologia conversou com a dentista Ana Araújo que revelou o que causa afta na gengiva perto do dente e os principais tratamentos para a condição.

É normal ter afta na gengiva perto do dente?

Embora o surgimento de uma afta na gengiva perto do dente seja comum, é importante ligar o sinal de alerta. “A afta nessa região pode indicar um trauma, alergia e até mesmo uma infecção na raiz do dente”, alerta a Dra. Ana. Por isso, a qualquer sintoma de surgimento de afta na gengiva perto do dente, como lesões arredondadas e esbranquiçadas, ardência ao consumir alimentos ácidos ou ácido, limitações funcionais e dores na área, é importante consultar um profissional qualificado para garantir o melhor tratamento.

Entenda o que causa afta na gengiva perto do dente

De acordo com a dentista, a afta na gengiva perto do dente pode ser causada por uma série de fatores diferentes. “Ela pode ser resultado de trauma, alergia, fumo, alteração salivar, deficiência de vitaminas e minerais (B12 e ferro), estresse, alergias ou intolerâncias alimentares”, afirma. Além disso, o uso de cremes dentais e enxaguantes bucais abrasivos também podem contribuir para afta na gengiva perto do dente.

Afta na gengiva: como tratar o quadro?

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para afta na gengiva, é importante ter em mente que o quadro deve ser diagnosticado por um especialista qualificado. “Uma afta na gengiva perto do dente deve ser avaliada, já que pode ser uma simples afta ou uma fístula dental, resultado de uma inflamação dentária”, aconselha a dentista. Nesse caso, vale ficar atento ao tempo de duração das lesões, já que uma afta na gengiva costuma ter um ciclo de 7 a 10 dias enquanto a fístula só desaparece com a resolução do quadro infeccioso.

Depois de diagnosticar o quadro clínico, é hora de iniciar o tratamento com acompanhamento odontológico. “Geralmente, usamos pomadas específicas a base de anestésicos e corticóides e laserterapia para acelerar a cicatrização e aliviar a sintomatologia dolorosa da afta na gengiva”, revela Ana. Embora exista uma série de remédios caseiros para afta, é preciso ressaltar que eles servem apenas para amenizar os sintomas e não tratar efetivamente as lesões. Por isso, o ideal é sempre consultar um dentista de confiança antes de utilizar qualquer medicamento.

Mudanças na alimentação e higiene bucal podem prevenir a afta na gengiva perto do dente

Assim outras doenças bucais, a afta na gengiva perto do dente também pode ser prevenida com alguns cuidados simples. A higiene bucal, por exemplo, é um dos hábitos que pode impedir o surgimento das lesões. “É fundamental realizar a higiene oral minuciosa com escovas dentais macias”, aconselha a especialista.

A alimentação também é outro fator que pode influenciar diretamente no quadro. “Evitar a ingestão de alimentos ácidos, condimentados, duros ou quentes pode ajudar a prevenir as aftas”, afirma. Além disso, é importante restringir o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, que são agentes responsáveis pelo surgimento de afta na gengiva.
 

Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica; Especialista em Periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose; Habilitada em Laserterapia e profissional ondicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490

 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal