Abscesso dentário pode provocar a extração de dente?
Inchaço na boca e dor intensa são sintomas que indicam a presença de um abscesso dentário. Se não for tratado, problema pode levar a extração do dente afetado
Inchaço na boca e dor intensa são sintomas que indicam a presença de um abscesso dentário. Se não for tratado, problema pode levar a extração do dente afetado

Publicador de Conteúdos e Mídias

Abscesso dentário pode provocar a extração de dente?

O abscesso dentário é um cisto causado por uma infecção bacteriana e se não tratado pode causar a perda de dentes. Saiba mais sobre o problema.

05/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O abscesso dentário é um cisto causado por uma infecção bacteriana. O problema acomete a área ao redor do dente ou a raiz, causando dor intensa e inchaço local. Normalmente, o abscesso tem origem a partir de uma lesão periodontal e, caso não seja tratado corretamente, compromete a saúde bucal em diferentes aspectos. Um dos quadros mais graves é a necessidade de extrair o dente afetado, procedimento indicado quando a inflamação não regride mesmo após a realização de drenagem e uso de medicação oral. 

Conversamos com a dentista Patrícia Rezende Brito sobre o que é abscesso dentário, causas e quando a extração do dente é indicada.

O que é um abcesso dental? 

O abscesso dentário é um nódulo causado pelo acúmulo de pus no interior do dente ou gengiva. De acordo com a Dra. Patrícia, ele é resultado da proliferação de bactérias na região periodontal ou na área entre a raiz e a coroa. “O abscesso é uma infecção bacteriana que surge devido à invasão de bactérias na polpa dentária. Se não tratado, pode levar à perda do dente”, explica. Segundo a especialista, os principais fatores que levam ao surgimento de abscesso no dente são cáries não tratadas e fraturas ou rachaduras. Nesses casos, as bactérias se espalham até chegarem na raiz do dente, desencadeando um processo inflamatório. 

Outras possíveis causas de abscesso no dente são higiene inadequada e acúmulo de placa bacteriana. Os sintomas mais característicos são dor intensa e persistente acompanhada de inchaço. Muitas pessoas também podem apresentar febre por conta da infecção.

Quanto tempo dura um abscesso? Tratamento varia conforme a gravidade 

O dentista deve ser consultado a qualquer sinal de dor no dente, especialmente se o incômodo for intenso. O diagnóstico de abscesso é feito por meio da observação dos sintomas e exames de imagem, como a radiografia. 

O tratamento do abscesso é feito conforme a causa. Para reduzir os sintomas, o dentista receita medicação oral para aliviar a dor e o inchaço, como anti-inflamatórios. Já a infecção é combatida de forma individualizada considerando gravidade do quadro. “Inicialmente, o tratamento envolve o uso de antibióticos e drenagem”, afirma a Dra. Patricia. A drenagem consiste em fazer um pequeno corte para extrair o pus e reduzir o inchaço. A especialista também comenta que em algumas situações é necessário fazer um canal do dente acometido.

Abscesso dentário pode causar extração do dente

A extração do dente é o último recurso para tratar um abscesso. Geralmente, o procedimento só é indicado quando a infecção está em um nível muito avançado e com risco de comprometer outras áreas. Portanto, a recomendação é tratar a inflamação o mais rápido possível quando ainda estiver no estágio inicial. Além disso, é importante sempre adotar medidas preventivas. “A prevenção de abscessos dentários se dá por uma boa escovação, uso do fio dental diariamente e visitas periódicas ao dentista”, cita a Dra. Patricia.  

Essa matéria contou com a participação da especialista:
Dra. Patricia Rezende Brito
Cirurgiã-dentista
Especialista em Endodontia -   UERJ
Mestre em Endodontia - UNESA
Doutora em Endodontia - UERJ

Redação por Joanna Dark

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias