Abandonar o tratamento ortodôntico pode prejudicar o seu sorriso
Durante o tratamento ortodôntico, alguns cuidados especiais precisam ser tomados. Entre eles, estão as consultas com o dentista, que devem ser feitas regularmente para acompanhar o progresso e fazer os ajustes necessários. Algumas pessoas, no entanto, podem acabar deixando essas preocupaç&
Compartilhar em suas redes
Durante o tratamento ortodôntico, alguns cuidados especiais precisam ser tomados. Entre eles, estão as consultas com o dentista, que devem ser feitas regularmente para acompanhar o progresso e fazer os ajustes necessários. Algumas pessoas, no entanto, podem acabar deixando essas preocupações de lado depois de certo tempo de tratamento, chegando a abandoná-lo. É considerado abandono de tratamento quando a pessoa não realiza os controles conforme orientações do ortodontista. Isso é um grande problema tanto para a beleza do seu sorriso quanto também para sua saúde bucal. A ortodontista Sílvia Reis esclarece os prejuízos que podem decorrer dessa situação!
O abandono do tratamento ortodôntico pode trazer problemas para a saúde bucal
Quando se inicia um tratamento ortodôntico, todo um planejamento prévio é realizado pelo ortodontista, que projeta as correções e os ajustes que serão necessários para cada caso. Algumas vezes o processo pode acabar demorando um pouco mais do que o que havia sido esperado, o que é normal. No entanto, se o paciente abandona o tratamento no meio dele, ou seja, deixa de seguir as instruções e fazer consultas ao dentista, muitos problemas podem surgir. “O que foi conquistado pode-se perder e os dentes voltarem à posição original, além de comprometer o osso que suporta os dentes, a gengiva”, explica Sílvia.
Caso a pessoa queira voltar ao tratamento depois, o tempo será prolongado
O aparelho não controlado pode continuar movimentando os dentes para posições indesejadas, fazendo com que o problema se torne ainda maior. “Além disso, pode provocar reabsorções de raízes ou perdas ósseas”, alerta ela. Dependendo do tempo que a pessoa ficar sem ser atendida pelo ortodontista, quando ela retornar pode ser preciso fazer uma nova documentação ortodôntica, que inclui radiografias e fotografias. “Isso pode ser necessário para avaliar a posição dos dentes e a condição dos ossos e gengivas”, esclarece.
Portanto, ao abandonar o tratamento ortodôntico os problemas podem ser tornar muito maiores do que se apresentavam ao início. “Isso aumenta o tempo de tratamento e os riscos de problemas graves decorrentes da permanência do aparelho na boca sem o controle adequado”, diz a profissional.
Esse abandono ainda pode resultar em outros problemas para a saúde bucal
A perda de osso e reabsorção das raízes já foram apontadas como possíveis consequências dessa situação. “Elas podem ser decorrentes das forças inadequadas promovidas pelo aparelho não controlado ou danificado”, explica. Além disso, o abandono do tratamento também pode resultar em outros problemas. “Cáries, pela dificuldade de higienização decorrente do uso do aparelho e inflamação da gengiva, pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos” são alguns dos possíveis impactos listados por ela. Você não vai querer passar por isso né? Não é tão difícil: siga as indicações do seu dentista, tenha paciência e conquiste o seu sorriso tão desejado!
Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvia Reis - Ortodontista
Minas Gerais - MG
CRO-MG: 18894