09.04.2021

A escova interdental é obrigatória para quem usa aparelho fixo?

A escova interdental é uma ferramenta que pode contribuir para higiene bucal durante o tratamento ortodôntico. Entenda!
A escova interdental é uma ferramenta que pode contribuir para higiene bucal durante o tratamento ortodôntico. Entenda!

Você já ouviu falar na escova interdental? Conhecida por promover uma higiene bucal mais eficaz, o acessório possui a função de limpar os espaços entre os dentes em que a escova e o fio dental não são capazes de alcançar. Justamente por isso, ela é bastante recomendada para pacientes que usam aparelho ortodôntico. Mas será que a escova interdental é extremamente necessária ou é possível manter uma boa limpeza sem utilizá-la? Pensando em esclarecer essa dúvida, nós conversamos com a dentista Rhianna Barreto. Veja abaixo o que ela nos contou!

Escova interdental: entenda como o acessório funciona

A escova interdental é um acessório com unitufo que garante uma higiene bucal mais eficaz, principalmente para pacientes que utilizam aparelho ortodôntico, implantes dentários e próteses fixas. Na prática, esse tipo de escova de dentes é bem simples: “ela higieniza locais menores, como o espaço entre os dentes”, afirma a Dra. Rhianna. Justamente por isso, a escova interdental tem uma função parecida com a do fio dental, sendo bastante eficaz na limpeza de placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados entre os dentes.

A escova interdental é obrigatória para limpeza do aparelho ortodôntico

Se você faz parte do time de pacientes que usam aparelho ortodôntico, já deve saber que os cuidados com a higiene bucal são fundamentais durante o tratamento. Para isso, é importante lançar mão de alguns acessórios que ajudam a garantir uma limpeza mais eficaz, como a escova interdental. “Quando utilizada corretamente, ela ajuda na limpeza entre os dentes e do aparelho ortodôntico em locais que a escova tradicional não consegue higienizar”, relaciona a profissional.

Nesse sentido, a escova interdental também é uma grande aliada na manutenção da saúde bucal do paciente durante o tratamento. “Por ajudar na higienização, a escova interdental ajuda a evitar o aparecimento de cáries ao redor dos braquetes do aparelho ortodôntico”, afirma.

Como usar a escova interdental: passo a passo

Depois de descobrir os benefícios da escova interdental para o tratamento ortodôntico, você deve estar se perguntando como incluí-la na sua rotina de higiene bucal, certo? Nesse caso, a Dra. Rhianna adianta: “ela deve ser usada após todas as refeições para higienização junto com a escova de dentes tradicional e o fio dental”. Para não errar na limpeza dos dentes, siga o passo a passo:

Passo 1. Faça a sua limpeza dos dentes com a escova ortodôntica, não esquecendo da língua;
Passo 2. Passe suavemente o fio dental entre os dentes para remover o resto de alimentos e sujeira entre os dentes;
Passo 3. Em seguida, escove entre os dentes com a escova interdental, empurrando delicadamente as cerdas entre os dentes, fazendo movimentos de baixo para cima e de vai e vem;
Passo 4. Finalize a limpeza com um enxaguante bucal, fazendo bochechos por cerca de 30 segundos.


Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal