6 opções de tratamento para sensibilidade nos dentes
Está lidando com a sensibilidade nos dentes? Confira o nosso infográfica e descubra as principais maneiras de tratar esse quadro!
Compartilhar em suas redes
Não é à toa que a sensibilidade nos dentes é uma das doenças bucais mais incômodas para os pacientes. Causada por fatores que vão desde lesões de cáries à refluxo gastroesofágico, o quadro provoca dor e desconforto mediante estímulos externos, como ar quente ou frio. Por esse motivo, não é difícil encontrar alguém que busque o melhor remédio para sensibilidade nos dentes.
A boa notícia é que existem diferentes tipos de tratamento para esse problema bucal. No entanto, a escolha da técnica ideal pode variar de acordo com cada caso e deve ser acompanhada por um profissional. Para dar adeus aos sintomas de sensibilidade nos dentes, conversamos com a dentista Uila Ramos, de Pernambuco, que revelou como tratar o quadro e deu dicas para evitar um dente com sensibilidade. Dá só uma olhada!
O que causa sensibilidade nos dentes?
Embora muitos pacientes relacionem a sensibilidade nos dentes ao clareamento dental, ele não é o único fator causador desse incômodo. Na verdade, existem diversos estímulos químicos, físicos e térmicos que podem danificar o esmalte dentário e resultar no quadro. “A acidez elevada na cavidade bucal causada por refluxo gastroesofágico, o consumo frequente de refrigerantes e outras bebidas e até mesmo lesões de cárie são possíveis causas para a sensibilidade nos dentes”, revela a dentista.
Outro fator responsável pela sensibilidade dentária é a recessão gengival derivada da escovação agressiva. Além disso, podemos citar as lesões causadas por bruxismo, traumas oclusais e o uso inadequado de cremes dentais com ingredientes abrasivos, como o carvão ativado.
As principais opções de tratamento para sensibilidade nos dentes
Uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes é como acabar com a sensibilidade nos dentes. Nesse caso, a especialista adianta: existem diferentes tipos de tratamento para o quadro. Das técnicas mais conservadoras às mais invasivas, a escolha da mais adequada deve considerar o histórico clínico do paciente, assim como a integridade dos elementos dentários envolvidos. Veja, a seguir, as principais formas de tratar a sensibilidade nos dentes de acordo com a especialista:
1) Uso de dentifrícios: esse tratamento para sensibilidade dentária consiste no uso de cremes dentais com substâncias que promovem a deposição de íons nos túbulos dentinários expostos. Dessa forma, ocorre a obstrução dos mesmos através da formação de uma barreira impermeável.
2) Fluorterapia: realizado no consultório, esse tratamento para sensibilidade nos dentes é feito com a aplicação tópica de flúor sobre a dentina exposta. Nesse caso, o uso de vernizes fluoretados é uma boa opção para quem lida com a sensibilidade causada por cáries.
3) Uso de dessensibilizantes: nesse caso, o tratamento para sensibilidade nos dentes consiste na abordagem medicamentosa. Anti-inflamatórios, selantes e substâncias que precipitam proteínas são as alternativas para tratar o quadro pela formação de uma barreira protetora na dentina exposta.
4) Laserterapia: a técnica pode ser feita com laser de baixa ou alta potência. No primeiro caso, a luz atua sobre a transmissão do impulso nervoso para aumentar o limiar de dor, reduzindo a sensibilidade nos dentes. Por outro lado, o laser de alta potência age obliterando os canalículos dentinários pelo efeito da fusão, eliminando o quadro.
5) Restauração dentária: em casos com perda de estrutura dentária, cáries ou técnicas conservadoras que não obtiveram sucesso, a restauração pode ser a melhor opção para eliminar a sensibilidade nos dentes.
6) Técnica adesiva: com a aplicação de um sistema adesivo sobre a dentina exposta, esse tratamento é uma ótima opção para tratar a sensibilidade nos dentes de maneira rápida.
Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE 10.380