08.07.2016

6 situações chatas para quem está com aftas

Comer é uma das atividades mais prazerosas, mas não para quem está com afta. Se alimentar com um abacaxi nem pensar! A acidez da fruta causa ardência e agrava as aftas
Comer é uma das atividades mais prazerosas, mas não para quem está com afta. Se alimentar com um abacaxi nem pensar! A acidez da fruta causa ardência e agrava as aftas

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação desagradável quando estava com uma afta na boca. As causas do surgimento dessas bolhas são múltiplas e de difícil identificação. Mas é certo que conviver com as lesões bucais é uma verdadeira batalha no dia a dia. Enquanto as feridas não curam, que tal rirmos um pouco disso tudo? Listamos 6 situações cotidianas que se transformam em verdadeiros perrengues quando se está com afta. 

1.Escovar os dentes

Sem ter afta já há quem ache o momento de escovar os dentes bem chatinho, imagine para quem tem. Você logo quer desistir, certo? Só de pensar as costas da escova acertando em cheio a ferida ou a sua mão esbarrando na afta enquanto passa o fio dental entre os dentes lhe causa pavor. Entretanto, é justamente nessa situação que a limpeza oral não deve ser deixada de lado. O acúmulo de bactérias na sua boca só tende a agravar o problema. A recomendação é passar a escova de forma mais leve e com muito cuidado para não lesionar mais ainda a ferida.

2.Comer abacaxi

Se alimentar com qualquer coisa parece impossível quando as desagradáveis aftas estão habitando seu universo bucal. Mas comer abacaxi está no ranking número 1 dos piores alimentos para consumir quando uma afta aparece. Só um leve toque do alimento na região já causa aquela ardência de lacrimejar os olhos. É, a gente entende. Além disso, é bom lembrar que alimentos ácidos contribuem para esse quadro de estomatite aftosa. Por isso, evite-os nessa fase.

3.Tomar sucos cítricos

Seu suco favorito é o de limão ou laranja? Afinal, são aqueles mais fáceis de se fazer em casa, né? Enquanto estiver com as famosas feridinhas na boca pode esquecê-los. O mesmo do abacaxi vale para essas frutas: por ser um alimento ácido o suco pode piorar a sua condição. Além de tornar a experiência refrescante extremamente desagradável. Prefira a água por enquanto.

4.Beijar

Nada como a chegada do dia daquele encontro, né? Tudo parece estar se saindo bem, até você se deparar com um incômodo bucal. Vai conferir no espelho e vê que aquela bolha branca está lá para atrapalhar os seus planos. Dependendo do local da afta, beijar pode ser um verdadeiro pesadelo. É bom não arriscar, até por questão de saúde, certo?

5.Você não consegue falar direito 

Falar pode ser uma tarefa bem difícil para quem está com afta. A dor que elas causam atrapalham no momento da gesticulação e muitas vezes as palavras podem sair emboladas. Se não bastasse todo o sacrifício que você faz para conseguir formar uma frase, a pessoa que está te ouvindo pede para você repeti-la. Para não se irritar, melhor aproveitar a ótima oportunidade para seguir aquele ditado "ouça mais, fale menos", não é mesmo?

6.Sorrir para as fotos

Abrir aquele sorriso de orelha a orelha pode ser angustiante para quem está com afta. A chatinha já está ali o dia todo te incomodando e você ainda precisa ser simpático(a) quando pedem para sorrir para uma foto. Esticar os músculos da face é dor na certa e fotos nada bonitas. 


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal