26.10.2021

5 alimentos que prejudicam a sua saúde bucal

Além dos doces, saiba quais alimentos podem prejudicar sua saúde bucal
Além dos doces, saiba quais alimentos podem prejudicar sua saúde bucal

A higienização correta dos dentes é essencial para a prevenção de problemas dentários, como cáries, sensibilidade dentária e gengivite. No entanto, os cuidados com a saúde bucal não acabam por aí! Além de escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes por dia e usar fio dental corretamente, vale a pena compreender quais são os alimentos que fazem mal aos dentes. Alguns ingredientes podem prejudicar a saúde bucal ao desgastar o esmalte dos dentes e/ou facilitar a proliferação de bactérias na boca, por exemplo. 

A seguir, entenda melhor quais os efeitos da alimentação na saúde bucal e descubra 5 alimentos que fazem mal para os dentes. 

  • 1. Bebidas alcoólicas podem corroer os tecidos bucais ao longo do tempo

    Sabe o que pode estragar os dentes? Consumir bebidas alcoólicas em excesso! O álcool possui substâncias capazes de corroer os tecidos bucais (gengivas, bochechas e dentes) e diminuir a produção de saliva, que é uma das responsáveis por remover naturalmente os restos de comida da boca. Como consequência, a boca se torna um ambiente mais favorável para a proliferação excessiva de bactérias e o desenvolvimento de cáries.  

  • 2. Doces favorecem a reprodução de bactérias que causam as cáries

    Alimentos ricos em açúcar, como balas, bolos, refrigerantes, frutas cristalizadas, entre outros, também favorecem a multiplicação de bactérias e são prejudiciais à saúde bucal. Não é à toa que, quando se fala em qual tipo de alimento devemos evitar comer para diminuir o risco de cáries, os doces são um dos primeiros a vir à cabeça. 

    Comer doce faz mal para os dentes porque o açúcar serve de alimento para as bactérias da boca, que transformam a substância em ácidos capazes de destruir o esmalte dos dentes e causar cáries. 

  • 3. Frutas e alimentos ácidos podem colaborar para sensibilidade dentária

    Talvez você já tenha ouvido falar que laranja faz mal para os dentes ou que limão faz mal para os dentes e, de fato, faz sentido. Para entender quais frutas prejudicam os dentes, o ideal é avaliar a sua acidez. Alimentos ácidos tendem a desgastar os dentes e, a longo prazo, podem causar sensibilidade dentária a temperaturas extremas. 

    Após consumir frutas e alimentos ácidos, recomenda-se aguardar cerca de 30 minutos antes de escovar os dentes para que o esmalte dentário tenha tempo de se “recuperar”. 

  • 4. Ingredientes ricos em carboidratos e amidos são convertidos em açúcar pela saliva

    Alimentos ricos em amido e carboidratos, como batata, pão, cereais e macarrão, por exemplo, são convertidos em açúcar durante a digestão e favorecem a proliferação de bactérias e o surgimento de cáries nos dentes, desempenhando um papel semelhante ao dos doces no que diz respeito à saúde bucal. 

  • 5. Café e chás escuros escurecem os dentes

    Café e chás escuros possuem corantes naturais e, por isso, consumi-los em excesso pode causar problemas como amarelamento e manchas no dentes. Outro fator que pode comprometer a saúde dos dentes, além do pigmento contido nos ingredientes, é a temperatura em que as bebidas são servidas. Altas temperaturas favorecem o desgaste dos dentes e expõem uma camada dentária chamada dentina, que tem aspecto amarelado e fica logo abaixo da parte branca dos dentes. 

 


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal