07.06.2022

Selante dental protege contra cáries?

O selante dental é um tipo de revestimento fino, aplicado geralmente na infância, que protege o dente contra cáries e outras doenças bucais
O selante dental é um tipo de revestimento fino, aplicado geralmente na infância, que protege o dente contra cáries e outras doenças bucais

Você sabia que o selante dental cria uma camada de proteção nos dentes? Geralmente aplicado na infância, esse tipo de revestimento fino (que costuma ser de resina ou ionômero de vidro) dura bastante tempo, sendo útil para evitar o acúmulo de bactérias e outros problemas bucais. Para esclarecer o que é selante no dente, para que serve e as vantagens desse material odontológico, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que explicou vários pontos importantes. Confira!

Selante dental: para que serve esse tipo de revestimento 

De acordo com a dentista Rhianna Barreto, a aplicação do selante odontológico pode trazer vários benefícios à saúde bucal, principalmente quando o objetivo é prevenir o surgimento das cáries. “O selante dental é um tipo de restauração atraumática em que as fissuras profundas (ou sulcos dentários) são cobertos por resina ou ionômero de vidro. Serve para facilitar a higienização, evitando o aparecimento da doença cárie. Com o selante, não há acúmulo de resíduos alimentares na área e, por estar mais lisa, a superfície consegue ser melhor higienizada”, explica a profissional.

Na prática, o selante dental cria uma proteção no dente, preenchendo os buraquinhos que são mais difíceis de acessar com a escova de dente. Assim, é possível evitar o acúmulo de resíduos de alimentos e, consequentemente, a formação de placas bacterianas. O selante também protege o esmalte do dente, deixando a superfície mais uniforme, previne possíveis infecções, doenças bucais e ainda evita o mau hálito no longo prazo. Bastante coisa, né? Por isso, de acordo com a Dra. Barreto, esse tipo de revestimento dental faz bastante diferença para a saúde da boca.

Como é aplicado o selante nos dentes?

Para que o selante dental funcione, de fato, como um revestimento protetor, a sua aplicação deve ser feita em algumas etapas. De acordo com a dentista, é muito importante que a higiene bucal, por exemplo, esteja em dia antes de iniciar o procedimento. “É aplicado geralmente após uma profilaxia, como se fosse uma restauração no dente, seguindo todos os protocolos de limpeza e isolamento dentário”, destaca a especialista.

Em um primeiro momento, o dentista deve realizar uma boa limpeza no dente (para remover restos de alimentos e placas) - o que é geralmente feito com a taça de borracha giratória (instrumento odontológico) e uma pasta profilática específica. 

Após a higienização, aplica-se um ácido no dente, o que torna a superfície mais áspera para uma melhor aderência da resina. Em seguida, o dentista aplica o selante dental para preencher bem os sulcos e revestir a parte de cima do dente. Dependendo do tipo de selante, é possível que seja necessário usar uma luz ultravioleta para endurecer o revestimento e finalizar o procedimento. No fim das contas, o processo é bastante simples e leva apenas alguns minutos no consultório.

Selante odontológico é geralmente aplicado na infância e dura anos

Uma grande vantagem do selante dental é que ele costuma durar anos, desde que o paciente siga bem as recomendações de higiene bucal. De acordo com a dentista, o selante pode ser aplicado quando os dentes permanentes surgem, ainda na infância, o que garante uma proteção bastante duradoura. 

Embora o produto seja geralmente aplicado nos dentes molares e pré-molares, importantes para a mastigação, é possível que o dentista identifique a necessidade de selar outros dentes. “Geralmente, o selante dura o mesmo que a restauração. Normalmente, é feito em crianças e dura até a vida adulta. Comparecendo às consultas periódicas ao dentista e realizando a manutenção, pode durar anos”, afirma a dentista.

Quais cuidados tomar após a aplicação do selante dental?

Ter uma boa rotina de escovação é muito importante para preservar o selante dental, sabia? De acordo com a Dra. Barreto, existem alguns pontos relacionados à higiene que evitam o desgaste do esmalte dental e preservam a saúde da boca. “O selante é semelhante à uma restauração dentária. Então, devemos retornar às consultas periódicas ao dentista, realizar a higiene oral e usar o fio-dental regularmente, preferencialmente utilizando o produto prescrito pelo cirurgião-dentista”, finaliza a especialista. 


Tags:

higiene bucal saúde bucal cárie dentes produtos de higiene bucal dentista selante dental

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal