13.06.2022

Retração da gengiva: tem como tratar em casa, quais produtos de higiene bucal utilizar, quando é necessário fazer enxerto gengival?

O tratamento caseiro para retração de gengiva é feito basicamente com uma escova de cerdas macias, creme dental para sensibilidade e cuidados maiores com a higiene
O tratamento caseiro para retração de gengiva é feito basicamente com uma escova de cerdas macias, creme dental para sensibilidade e cuidados maiores com a higiene

Em quadros de gengiva retraída - que podem ocorrer por traumas, infecções ou até má higiene bucal -, é muito importante seguir alguns cuidados e contar com a ajuda de um dentista. Você sabia, por exemplo, que é possível amenizar bastante o problema com alguns hábitos caseiros? O Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, que falou sobre como tratar retração gengival em casa, sempre com a ajuda de um profissional especializado, seguindo algumas dicas bem simples. Confira!

Retração gengival: tratamento caseiro envolve cuidados com a higiene

Para tratar retração gengival em casa, o primeiro passo é ter atenção com os produtos de higiene bucal utilizados e evitar alguns hábitos que podem ser prejudiciais - como ranger os dentes, roer unhas e escovar os dentes com muita força (o que pode causar traumas na gengiva).  De acordo com o dentista, algumas medidas caseiras fazem toda a diferença no processo de tratamento. 

“O tratamento caseiro para retração da gengiva é, na verdade, o controle para que a condição não apareça ou não progrida. Isso pode ser feito através de uma higiene bucal bem realizada, utilização de escovas de cerdas macias e uso de placa de bruxismo para pacientes que possuem hábitos parafuncionais”, orienta o especialista.

Use creme dental para sensibilidade e vá ao dentista regularmente

Durante o tratamento para retração gengival, tomar cuidados em casa ajuda a evitar dores, possíveis inchaços e quadros de gengivite, que podem ocorrer caso haja algum acúmulo de bactérias na parte exposta do dente. Por isso, de acordo com o Dr. Rodrigues, é muito importante escolher bem o tipo de escova, de creme dental e não abrir mão do uso de outros itens essenciais de higiene bucal.

“Quem sofre de retração de gengiva pode ter sensibilidade em alguns pontos por conta da posição da raiz. Nesses casos, é indicada a utilização de cremes dentais para sensibilidade. De uma maneira geral, os cuidados de higiene bucal para quem sofre de retração gengival devem ser: visitas regulares ao dentista para fazer limpeza, controle de acúmulo de tártaro e placa bacteriana e realizar uma higiene bucal adequada em casa, com a utilização de escovas com cerdas macias, fio dental e enxaguatório bucal”, destaca o dentista.

Tratamento com enxerto de gengiva pode ser necessário

Embora o tratamento caseiro seja eficiente para prevenir ou evitar que a retração gengival progrida, procedimentos cirúrgicos costumam ser necessários em muitos casos. De acordo com o Dr. Rodrigues, é importante avaliar o caso com um dentista para definir a necessidade de realizar (ou não) uma cirurgia. 

O enxerto de gengiva, em especial, é um procedimento mais simples do que parece e costuma garantir bons resultados, protegendo o dente exposto. É necessário apenas tomar os devidos cuidados pós-operatórios - esperar os dias necessários para a cicatrização, tomar cuidados com a alimentação, utilizar os produtos de higiene bucal recomendados e seguir as outras orientações do dentista.

“O tratamento cirúrgico para correção de retração gengival faz-se necessário em casos que o paciente começa a apresentar grande sensibilidade ou quando afeta a estética de um ou mais dentes. Pode e deve também ser realizado de maneira preventiva, em alguns casos, evitando que o problema se agrave com o passar do tempo. O enxerto gengival visa a longevidade do elemento dental em si, uma vez que é devolvida a gengiva que serve como proteção a essa região ou, muitas vezes, é feita a melhora do biotipo (espessura) da gengiva da região”, finaliza o profissional.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal gengivite gengiva fio dental produtos de higiene bucal creme dental dentista enxaguante

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal