25.07.2022

Como escolher a melhor escova de dentes para pessoas com deficiência? Veja dicas de como realizar a higiene bucal com mais praticidade e sem muito esforço

A escova de dente ideal para pessoas com deficiência deve ter um cabo anatômico, uma cabeça pequena e cerdas macias
A escova de dente ideal para pessoas com deficiência deve ter um cabo anatômico, uma cabeça pequena e cerdas macias

Para escolher a melhor escova de dente para cada caso, uma boa dica é consultar um dentista de sua confiança ou então realizar algumas pesquisas. Afinal, existem modelos de escova com cabeça grande, média ou pequena, com cerdas mais duras ou macias e até com cabos de diferentes tamanhos e pegadas. No caso de pessoas com deficiência, que podem apresentar dificuldades motoras, o ideal é recorrer a um modelo mais anatômico, que torne a rotina de escovação a mais prática possível. O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que falou mais sobre como escolher a escova de dente ideal para quem tem deficiência física. Confira!

Qual a melhor escova de dente para quem tem deficiência física?

De acordo com a dentista Priscila Almeida,  o mais indicado é sempre abrir mão de escovas muito grandes e duras, principalmente caso a pessoa tenha dificuldades motoras. É importante utilizar um modelo que realize uma boa escovação sem machucar a gengiva ou os dentes. “A escova deve ter cerdas macias. Assim, é possível fazer a higiene corretamente, sem se machucar. É interessante que a cabeça da escova não seja muito grande para que, dessa forma, o paciente não tenha dificuldade de escovar todas as áreas. Vale também apostar em um cabo anatômico com textura para facilitar a pegada”, recomenda a profissional.

Acessórios e adaptadores podem auxiliar na escovação diária

Além de realizar a escovação com uma escova de cerdas macias, é importante seguir outros hábitos de higiene que servem para evitar o acúmulo de placas bacterianas, cáries e outros problemas bucais. Para quem tem deficiência física, em especial, uma boa dica é recorrer a acessórios que ajudam a limpar o espaço entre os dentes e a língua com mais facilidade. A Dra. Almeida dá algumas dicas para manter a higiene bucal em dia sem demandar muito esforço:

“Dependendo do caso, o paciente vai precisar de ajuda para realizar a limpeza. Nesse caso, a higiene será feita normalmente, só que por outra pessoa. Agora, se o paciente tem dificuldades, mas ainda sim consegue fazer a higienização sozinho, o mais indicado é utilizar ferramentas que facilitem esse processo, como os adaptadores de fio dental e os limpadores de língua, que podem conter cerdas ou não”, destaca. Vale ressaltar, ainda, que é indispensável consultar o dentista regularmente para garantir que a higienização está sendo feita corretamente.

Escova Oral-B Iconic tem uma cabeça pequena, um cabo anatômico e cerdas macias

Você já ouviu falar na escova Oral-B Iconic? Ela se diferencia por ter uma cabeça pequena, o que permite um alcance maior dentro da boca, e cerdas high tech em formato de X, que conseguem remover melhor as placas bacterianas. Esse tipo de escova também tem um cabo bastante anatômico, contendo ondas em sua extensão, o que facilita a pegada e o movimento de escovação. Por conta desses fatores, essa escova de dente pode ser uma boa opção para quem tem dificuldades motoras e deseja realizar a higienização bucal com mais praticidade.

Escova de dente elétrica ajuda a poupar esforços e realiza limpeza eficiente

Quando se trata de evitar qualquer tipo de esforço durante a higienização oral, as escovas elétricas são as que mais ajudam. A especialista destaca que elas podem ser bastante benéficas, principalmente para pessoas que têm deficiência física. “As escovas elétricas são uma excelente alternativa, uma vez que já são programadas para movimentar as cerdas e limpar os dentes. Então, caso o paciente tenha algum problema de mobilidade, que dificulte a realização dos movimentos, a escova elétrica compensa essa necessidade”, finaliza a dentista.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal fio dental produtos de higiene bucal creme dental dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal