Gengiva com mancha branca: quais são as causas?
Apresentar mancha branca na gengiva pode ser sinal de alguma afta, machucado ou até mesmo de candidíase ou leucoplasia
Apresentar mancha branca na gengiva pode ser sinal de alguma afta, machucado ou até mesmo de candidíase ou leucoplasia

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gengiva com mancha branca: quais são as causas?

Gengiva com mancha branca pode significar uma série de problemas: aftas, machucados (causados por mordidas) ou até mesmo candidíase ou leucoplasia. Por isso, caso o sintoma persista, é fundamental procurar um dentista.

24/05/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Caso você esteja com uma mancha branca na gengiva, investigar o sintoma é a melhor opção, principalmente quando o problema persiste. Existem muitos fatores, inclusive, que podem afetar a saúde da gengiva - traumas, inflamações, falta de higiene bucal e por aí vai. Por isso, ter o acompanhamento de um profissional especializado é sempre importante. O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que falou sobre as causas da gengiva com mancha branca e deu dicas de como proceder nesse tipo de situação. Confira!

Mancha branca na gengiva: o que pode ser?

De acordo com a dentista Priscila Almeida, essas manchinhas brancas na gengiva, quase sempre, não precisam ser motivo de preocupação. “Na maior parte das vezes, elas podem aparecer por traumas, como mordidas. O paciente normalmente acorda com essa manchinha na bochecha. Aliás, tem uma marca muito comum na bochecha chamada linha Alba, que é exatamente na região que cerramos os dentes”, explica. 

“Mas, pode ser também candidíase oral, afta ou, em alguns casos, a leucoplasia. Essas manchas - se forem manchas e/ou placas - vão desaparecer sozinhas. Mas, se elas não desaparecem, tem que procurar um dentista”, complementa a especialista.

O que fazer ao perceber a mancha branca na gengiva

Prestar atenção na saúde da gengiva é importante para evitar problemas graves no dia a dia. Por isso, de acordo com a dentista, quando algum sintoma persiste por muito tempo - manchinhas brancas, inchaço, vermelhidão, inflamação etc. -, é importante não tomar medidas por conta própria, mas sim procurar ajuda especializada.

“Na verdade, para tudo que é diferente que surgir na boca, é recomendado você procurar um dentista. Por mais que essa manchinha, por exemplo, tenha sido causada por uma mordida ou por uma pressão. Não faça nenhuma receita caseira, pois pode piorar o problema. Se a mancha não desaparecer em uma semana, procure o dentista”, recomenda a profissional.

Como tratar a gengiva com mancha branca?

O tipo de tratamento para a gengiva com mancha branca vai depender muito da causa do problema. De acordo com a especialista, algumas doenças bucais demandam medicamentos específicos. “O dentista pode prescrever o medicamento se for candidíase ou afta. Se for questão de trauma com a mordida, o dentista detecta qual é esse trauma e como ele pode resolver o problema”, finaliza. 

Para tratar a afta, por exemplo, geralmente é recomendado fazer bochecho de água com bicarbonato e também utilizar medicamentos de uso tópico (pomadas básicas), que ajudam a aliviar a dor. Também é fundamental manter uma boa higiene bucal (com uso de fio-dental e escovação) para evitar que as bactérias da boca causem uma infecção maior. Essa dica é importante, inclusive, independente de qual seja a causa da manchinha vermelha. Outra sugestão interessante é evitar alimentos muito ácidos ou com muito açúcar e seguir sempre as orientações do seu dentista.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias