15.07.2022

Creme dental antitártaro pode ser benéfico? Entenda como ele funciona e descubra a importância de ter uma boa rotina de higiene bucal

O creme dental antitártaro tem substâncias abrasivas que ajudam a remover placa bacteriana, biofilme e tártaro
O creme dental antitártaro tem substâncias abrasivas que ajudam a remover placa bacteriana, biofilme e tártaro

Recorrente em casos de má higiene bucal, o tártaro no dente surge a partir da calcificação de placas bacterianas - o que pode resultar em problemas maiores, como cáries e inflamações na gengiva, quando não devidamente tratado. O creme dental antitártaro, nestas situações, costuma ser bastante útil, pois ajuda a prevenir o acúmulo de restos de alimentos e possíveis bactérias. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, que falou mais sobre os benefícios de usar esse tipo de pasta de dente e como remover o tártaro em estágios mais avançados. Confira!

O que causa o tártaro no dente?

De acordo com o cirurgião-dentista, esquecer-se de usar alguns produtos de higiene bucal regularmente tende a ser determinante para o surgimento do tártaro. O acúmulo excessivo de placa bacteriana ocorre em etapas. Por isso, de acordo com o Dr. Rodrigues, se a higiene oral for negligenciada por muito tempo, o problema tende a ficar maior.

“Geralmente, o tártaro se forma através de uma má higienização, ou da falta da escovação e da não utilização de fio dental. A partir daí, começa a ocorrer o acúmulo de placa bacteriana (uma massa formada por carboidratos, açúcares, restos de alimentos etc.), que vai aderindo à superfície dentária. Essa placa bacteriana, normalmente, com o passar do tempo, vai se calcificando - geralmente é ácida, então tende a deixar o dente mais rugoso, áspero e cada vez mais suscetível à adesão de sujeiras, placas e tártaro de uma maneira geral. Por isso, é importante remover o problema inicialmente, com escovação diária”, explica o especialista.

Creme dental antitártaro contém substâncias que removem placa bacteriana e tártaro

Utilizar o tipo de creme dental mais adequado para cada ocasião faz diferença quando se trata de prevenir determinados problemas bucais. O especialista destaca que o creme dental antitártaro, por exemplo, tem particularidades que ajudam a fazer uma limpeza mais profunda, o que é ótimo para caso já haja certo acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

“A pasta de dente antitártaro é útil porque possui em sua formulação algumas substâncias que são mais abrasivas. Então, consegue ajudar na remoção inicial dessa placa bacteriana, biofilme ou tártaro. Alguns cremes dentais antitártaro também têm alguns componentes, como o  zinco, que favorecem a recalcificação dos dentes, tornando-os lisos novamente - o que, consequentemente, dificulta a adesão de substâncias,  placa, tártaro e tudo mais. Então, esse tipo de creme dental é útil nessa prevenção”, destaca o Dr. rodrigues. 

Como tirar tártaro dos dentes corretamente

De acordo com o Dr. Rodrigues, é possível eliminar o tártaro com hábitos de higiene antes que o problema se acentue. No entanto, caso o dente já esteja muito comprometido, a única saída é recorrer a um profissional especializado. “O surgimento do tártaro tem todo um processo. Primeiro, ele vai aderir ao dente, que geralmente fica esbranquiçado, mais amarelado. Nesse início, a própria escovação, se a pessoa utilizar um creme dental específico (antitártaro), é possível remover em casa. Mas, a partir do momento em que o tártaro calcifica, fica escuro, muitas vezes a gente não consegue resolver o problema 100% em casa. Nesse caso, é necessário procurar um consultório odontológico e realizar uma limpeza profissional (com o auxílio de curetas, ultrassom) para fazer todo o processo de remoção, raspagem e alisamento da superfície dental”, finaliza.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal tártaro cárie creme dental placa bacteriana

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal