20.05.2022

Comer doces realmente causa mais cáries?

Comer doces realmente causa mais cáries, pois o excesso de açúcar na bocal torna o meio mais ácido, o que favorece a ação das bactérias cariogênicas
Comer doces realmente causa mais cáries, pois o excesso de açúcar na bocal torna o meio mais ácido, o que favorece a ação das bactérias cariogênicas

Comer muitas balas, pirulitos, chicletes, chocolates e outros alimentos muito açucarados não tende a ser benéfico para os dentes. Mas será que os doces realmente podem causar mais cáries e prejudicar a saúde bucal? Qual a relação entre o excesso de açúcar com a presença das bactérias cariogênicas? Para esclarecer esse assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Caroline Bittencourt, que explicou como o consumo exagerado de doces pode afetar a saúde da boca no dia a dia. Confira!

Afinal, comer doces causa mais cáries? 

De acordo com a dentista, o consumo excessivo de açúcar pode ser prejudicial por diferentes fatores: torna o meio mais propício para as bactérias, dificulta a higiene bucal e ainda pode contribuir para o desgaste do esmalte no longo prazo. “A ingestão de açúcares pode aumentar a incidência de cáries. Toda vez que ingerimos açúcar, acontece uma queda no pH da nossa cavidade oral. Quando o pH está baixo, há um maior nível de acidez na boca, o que favorece a atividade das bactérias cariogênicas, aumentando a possibilidade de ocorrer a doença cárie. Açúcares também ajudam a favorecer a agregação dessas bactérias, que se aderem à superfície dos dentes, dificultando a higienização e acelerando o processo da doença”, explica a profissional.

Vale destacar, ainda assim, que o que causa cárie é uma soma de fatores, e não apenas o consumo de doces. Por isso, manter a higiene bucal em dia é um dos pontos mais importantes. “A doença cárie é multifatorial. É necessário que vários fatores estejam presentes para que ela ocorra, como: existência de bactérias cariogênicas, ingestão de açúcares e má higiene. Fatores como hipossalivação também ajudam a aumentar as chances da sua ocorrência”, complementa a especialista.

Comer muito doce faz mal para os dentes: quais alimentos evitar

Que tal ter uma alimentação mais equilibrada para evitar problemas nos dentes? De acordo com a dentista, fazer algumas restrições alimentares - principalmente para quem já apresenta tendência a ter cáries - é uma dica bem importante. “Evite alimentos pegajosos como balas, doces, biscoitos e gomas de mascar que contenham açúcar”, recomenda. O mais importante, no fim das contas, é evitar os exageros e se consultar regularmente com um dentista.

Como prevenir a cárie? 

Ter uma rotina de cuidados com os dentes é muito importante para evitar o acúmulo de placas bacterianas, mau hálito e outros problemas bucais. Isso inclui ter atenção tanto com a alimentação quanto com os produtos de higiene bucal utilizados diariamente. De acordo com a dentista, existem algumas dicas básicas para evitar o surgimento das cáries. “Para prevenir, é fundamental uma boa higienização dental, com pasta de dente que contenha flúor e utilização de fio-dental. Outra dica importante é evitar o consumo de açúcares em vários momentos durante o dia. Escolha comer doces perto do horário das refeições”, finaliza a Dra. Bittencourt.


Tags:

higiene bucal saúde bucal cárie alimentação fio dental produtos de higiene bucal creme dental

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal