08.06.2022

Chiclete faz mal para os dentes? 3 riscos para a sua saúde bucal

Mascar chiclete faz mal para os dentes, principalmente quando a guloseima tem um alto teor de açúcar, o que favorece o surgimento de cáries e o desgaste dentário
Mascar chiclete faz mal para os dentes, principalmente quando a guloseima tem um alto teor de açúcar, o que favorece o surgimento de cáries e o desgaste dentário

Será que mascar chiclete faz mal para os dentes? Identificar os hábitos que prejudicam a saúde da boca é muito importante para prevenir cáries, infecções dentárias e até problemas na ATM (que podem causar dores mais intensas). Uma boa dica, inclusive, é evitar ao máximo alimentos e bebidas que desgastam os dentes - principalmente caso você tenha sensibilidade dentária. O Sorrisologia conversou com a dentista Cecilia Maria Costa, que falou mais sobre os riscos que mascar chiclete em excesso pode trazer para a saúde bucal. Dá uma olhada!

1. Chicletes com muito açúcar podem causar cáries nos dentes

Consumir guloseimas com muito açúcar (chicletes, balas, chocolates e outros) pode ser um fator determinante para o surgimento das cáries. De acordo com a dentista, o problema está justamente no excesso de açúcar, que tende a favorecer o surgimento de placas bacterianas. “Os chicletes com altas quantidades de açúcar são prejudiciais para os dentes. Afinal, nós não costumamos lembrar de escovar os dentes depois que fica aquele gostinho. Então, aquela bomba de açúcar continua ‘presa’ nos dentes por horas”, explica a profissional.

Ao consumir chicletes com muito açúcar de forma exagerada, o pH da boca fica mais ácido, criando um meio mais favorável para as bactérias cariogênicas. As substâncias ácidas também tendem a desgastar o esmalte dos dentes - o que, no longo prazo, possibilita a formação das cáries e de outros problemas bucais. Por isso, evitar o excesso de açúcar no dia a dia, bem como ter atenção com a higiene, é muito importante para evitar diferentes doenças bucais.

2. Mascar chiclete em excesso pode causar DTMs

Você sabia que mascar chicletes com frequência pode causar problemas na articulação temporomandibular (ATM)? De acordo com a Dra. Costa, o movimento repetitivo de mastigação é o que prejudica a saúde do maxilar. “Quando a nossa articulação trabalha mais do que deveria, ela fica sobrecarregada, causando dores de cabeça e, em alguns casos, até problemas articulares graves”, destaca a especialista.

As disfunções da articulação temporomandibular (DTMs) podem ser causadas, muitas vezes, pelo mau hábito de mastigar chiclete em excesso. Ranger os dentes (sintoma de bruxismo) ou morder sempre os lábios e as bochechas também pode ser prejudicial nesses casos. Por isso, de acordo com a dentista, evitar mastigar de forma muito repetitiva é um passo importante para prevenir problemas mais sérios. 

3. Chicletes muito duros podem desgastar os dentes

Quando consumidos em excesso, os chicletes também podem causar uma erosão dentária. De acordo com a Dra. Costa, existem algumas guloseimas que podem ser ainda mais prejudiciais nesse quesito, pois exigem um maior esforço da ATM e dos dentes. “Chicletes muito duros podem desgastar os dentes com mais facilidade, principalmente se a pessoa tem o hábito de mascar com muita frequência”, afirma a profissional. Por isso, optar por chicletes mais molinhos e preferencialmente sem açúcar pode ser uma boa alternativa.

Mascar chiclete faz mal para os dentes: como evitar problemas bucais

Caso você tenha o hábito de mascar chicletes, mas queira amenizar os danos que o doce causa à saúde, existem algumas dicas que podem ser seguidas. A Dra. Costa destaca que existem algumas alternativas menos prejudiciais. “O ideal é dar preferência a opções sem açúcar para diminuir as chances de cárie e não mascar durante muitas horas”, recomenda a dentista. Vale destacar, ainda, que reduzir o consumo de doces e intensificar os cuidados com a higiene bucal - usar uma escova macia, um creme dental apropriado, escovar sem fazer muita força e recorrer sempre ao fio-dental - são pontos que fazem muita diferença. 


Tags:

higiene bucal saúde bucal cárie produtos de higiene bucal atm dtm arcada dentária

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal